Um pouco sobre a Água:

agua-para-post-renata-aquino1

A água faz parte da vida de todos os seres vivos, do planeta, da constituição de todos os compostos orgânicos. A água é a fonte de vida, e como tal participa de alguma forma de todas as reações do organismo. É o único nutriente que pode ser encontrado na natureza sob a sua forma pura, H2O (ANDRADE, 2006).

 

A fração de água de um alimento pode ser representada pela umidade. O teor de umidade permite a classificação do alimento em perecíveis e não perecíveis. Só por esta classificação fica fácil de compreender que a água promove processos químicos e bioquímicos nos alimentos. Sendo assim, todos os processos de conservação dos alimentos giram em torno de modificar a fração de água, pois mantém os nutrientes em sua melhor proporção impedindo alterações físico-químicas, não modificando o valor nutritivo do produto (ANDRADE, 2006).

 

Quanto maior o percentual de água do alimento, menor é sua densidade energética; portanto alimentos cujo conteúdo de água é elevado têm menor probabilidade de causar excesso de peso e obesidade (BRASIL, 2005).

 

A água de consumo humano é um dos importantes veículos de enfermidades diarréicas de natureza infecciosa, o que torna primordial a avaliação de sua qualidade microbiológica. As doenças de veiculação hídrica são causadas principalmente por microrganismos patogênicos de origem entérica, animal ou humana, transmitidos basicamente pela rota fecal-oral, ou seja,  são excretados nas fezes de indivíduos infectados e ingeridos na forma de água ou alimento contaminado por água poluída com fezes (AMARAL et al, 2003).

 

Atenção especial deve ser dada ao abastecimento público de água tratada e à orientação para o consumo de água tratada, fervida ou filtrada, de boa qualidade, uma vez que a água é um potencial veículo de doenças. Principalmente entre crianças, são comuns as diarréias causadas por agentes infecciosos transmitidos pelo consumo de água de má qualidade e não tratadas (BRASIL, 2005).

 

Água, o símbolo comum da humanidade, respeitada e valorizada em todas as religiões e culturas, tornou-se também um símbolo da equidade social, pois a crise da água é sobretudo de distribuição, conhecimento e recursos, e não de escassez absoluta. Assim, a maior parte das decisões relativas aos recursos hídricos implicam problemas de acesso e privação (SELBORNE, 2001).

 

O controle da água é controle da vida e das condições de vida. Nas duas últimas décadas várias conferências internacionais importantes postularam a necessidade de que se adote um compromisso ético com respeito ao suprimento das necessidades básicas de água da humanidade: Mar del Plata, em 1977; a Conferência sobre a água e o Meio Ambiente, em Dublin; a Cúpula da Terra no Rio de Janeiro, em 1992; a avaliação dos recursos de água doce do mundo, de 1997, patrocinada pelas Nações Unidas; e outras mais (SELBORNE, 2001).

 

BIBLIOGRAFIA:

AMARAL, Luiz Augusto do et al. Água de consumo humano como fator de risco à saúde em propriedades rurais. Revista de Saúde Pública. 2003; 37(4):510-4.

ANDRADE, Édira Castello Branco de, Análise de alimentos: Uma visão química da nutrição. São Paulo: Livraria Varela, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: Promovendo a alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

SELBORNE, Lord. A ética do uso da água doce: um levantamento. Brasília: UNESCO, 2001. 80p.

 

Sobre Dra. Karina Carvalho - Nutricionista

Nutricionista Clínica, Nutricionista Esportiva, Nutricionista Estética, Nutricionista Funcional, Fitoterapia

Publicado em novembro 4, 2009, em Dicas e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Gostei do blog Karina só acho que precisa mais de cores, amei as informações e imagens.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: