Guia Alimentar para a Saúde do Coração

CORAÇÃO

Recomendações alimentares para a saúde do seu coração

A alimentação saudável é indispensável para a prevenção e tratamento de doenças, inclusive as do coração. Com as recomendações abaixo, você terá uma alimentação equilibrada e saudável.

Aprendendo sobre os diferentes tipos de gorduras:

Saturadas: são aquelas que promovem o aumento dos níveis de colesterol. São encontradas principalmente nas gorduras das carnes, leite integral e seus derivados, biscoitos recheados, croissants, tortas, sorvetes cremosos, coco, gordura de coco e azeite de dendê.

Polinsaturadas: são aquelas que não promovem o aumento do colesterol. São encontradas em alguns óleos vegetais (soja, milho, girassol) e margarinas cremosas, e estão presentes também na gordura de alguns peixes (cavala, arenque, truta, sardinha).

Monoinsaturadas: também não promovem o aumento do colesterol. São encontradas principalmente no azeite de oliva, óleo de canola, amendoim, avelã, nozes, castanha de caju e abacate.

Gordura Trans: outro tipo de gordura que aumenta o colesterol. Os alimentos ricos em gorduras trans são as margarinas, gorduras industriais utilizadas na preparação de sorvetes, chocolates, cremes, molhos prontos, maionese e algumas sobremesas cremosas e gordura hidrogenada utilizada para frituras.

Colesterol: o colesterol presente nos alimentos interfere nos níveis de colesterol no sangue. Encontrado apenas em alimentos de origem animal.

Triglicérides: é um tipo de gordura presente no sangue, que em níveis elevados pode estar associado ao consumo de alimentos gordurosos e ricos em carboidratos (açúcar, mel, bolos, doces em geral, chocolates, balas, refrigerantes, pães, massas, tortas, fubá e farinhas). A bebida alcoólica também deve ser evitada.

Dicas Importantes:

1. Inclua fibras na alimentação: cereais, verduras, legumes e leguminosas (feijão, soja, lentilha, grão de bico).

2. Alterne carnes vermelhas magras com peixes e aves durante a semana.

3. Evite frituras e alimentos gordurosos.

4. Controle o consumo de massas, pães e carboidratos em geral, evite consumir dois tipos destes na mesma refeição. Exemplo: arroz com macarrão, batata com arroz, pães nas refeições.

5. Não esqueça de tomar líquidos durante o dia.

6. Elabore sua refeição bem colorida e variada. Exemplo: Arroz, feijão, alface, cenoura ralada, frango com cebolinha, suco de goiaba e gelatina de abacaxi. Coloque no seu prato alimento de várias cores e sabores.

7. Utilize óleos vegetais em pequenas quantidades no preparo de alimentos.

Sobre Dra. Karina Carvalho - Nutricionista

Nutricionista Clínica, Nutricionista Esportiva, Nutricionista Estética, Nutricionista Funcional, Fitoterapia

Publicado em novembro 4, 2009, em Artigos Nutrição Clínica, Cardiologia, Nutrição Clínica e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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