Alimentos Funcionais

funcionais

1. O que são alimentos funcionais?

São alimentos que além de fornecerem energia para o corpo e uma nutrição adequada, produzem outros efeitos que proporcionam benefícios à saúde, auxiliando na redução e prevenção de diversas doenças.

 

2. Qual a importância desses alimentos para a saúde?

Os alimentos funcionais podem atuar não só na prevenção de doenças, mas também no retardamento do envelhecimento precoce, melhorar aspectos estéticos como celulite, retenção hídrica, acne, queda de cabelo, pele seca, unhas frágeis e quebradiças.

3. Quais são eles e quais as suas funções?

  • ALIMENTO – Soja e derivados.
    SUBSTÂNCIA – Isoflavonas e Proteínas de soja
    BENEFÍCIOS – Ação estrogênica (reduz sintomas menopausa), anti-câncer e redução dos níveis de colesterol.
  • ALIMENTO – Tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho, melancia.                            SUBSTÂNCIA – Licopeno
    BENEFÍCIOS – Antioxidante, reduz níveis de colesterol e o risco de certos tipos de câncer como de próstata.
  • ALIMENTO – Alho e cebola
    SUBSTÂNCIA – Sulfetos alílicos (alil sulfetos)
    BENEFÍCIOS – Reduzem colesterol, pressão sanguínea, melhoram o sistema imunológico e reduzem risco de câncer gástrico.
  • ALIMENTO – Cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, etc, leguminosas como soja, feijão, ervilha, etc, hortaliças com talos e frutas com casca.
    SUBSTÂNCIA – Fibras solúveis e insolúveis
    BENEFÍCIOS – Reduz risco de câncer de cólon, melhora funcionamento intestinal. As solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois dá maior saciedade.
  • ALIMENTO – Leites fermentados, Iogurtes e outros produtos lácteos fermentados SUBSTÂNCIA – Probióticos – Bífidobacterias e Lactobacilos                                                                                 BENEFÍCIOS- Melhora a função gastrointestinal,   reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon.
  • ALIMENTO – Linhaça, noz moscada
    SUBSTÂNCIA – Lignanas
    BENEFÍCIOS – Inibição de tumores hormônio-dependentes.
  • ALIMENTO – Couve flor, repolho, brócolis, couve de bruxelas, rabanete, mostarda
    SUBSTÂNCIA – Indóis e Isotiocianatos
    BENEFÍCIOS – Indutores de enzimas protetoras contra o câncer, principalmente de mama.
  • ALIMENTO – Chá verde, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa, vinho tinto.
    SUBSTÂNCIA – Catequinas.
    BENEFÍCIOS – Reduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico.

 

4- Qual a diferença entre alimentos funcionais e nutracêuticos?

Um alimento pode ser considerado funcional quando além de nutrir, é capaz de afetar beneficamente uma ou mais funções no corpo, melhorando a saúde e bem-estar e/ou reduzindo o risco de doença. Um alimento funcional deve continuar sendo um alimento e deve demonstrar os seus efeitos em quantidades que possam normalmente ser ingeridas na dieta: não é uma pílula ou uma cápsula, mas parte do padrão alimentar normal . Os nutracêuticos são suplementos dietéticos que apresentam uma forma concentrada de um possível agente bioativo de um alimento , presente em uma matriz não alimentícia, e usado para melhorar a saúde, em dosagens que excedem àquelas que poderiam ser obtidas do alimento normal (exemplo: licopeno em cápsulas ou tabletes)

 

 

Sobre Dra. Karina Carvalho - Nutricionista

Nutricionista Clínica, Nutricionista Esportiva, Nutricionista Estética, Nutricionista Funcional, Fitoterapia

Publicado em novembro 2, 2009, em Alimentos Funcionais, Artigos e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Boa noite Karina, seu blog está maravilhoso, tudo bastante resumido sem perder a caractérística da informação.

    Parabéns!!!

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