Genômica nutricional: Você já ouviu falar?

DNA-Posters

Genômica Nutricional: Novos Estudos sobre as Interações entre Nutrição e o Genoma Humano

A genômica nutricional é o estudo das interações entre nutrição e o genoma, e inclui tanto a nutrigenômica quanto a nutrigenética (Figura 1). A terminologia ainda está sendo desenvolvida (Elliott & Ong, 2002, Müller & Kersten, 2003; DeBusk et al, 2005) e a definição de algumas das palavras-chave usadas nesta revisão é apresentada na Tabela 1. Por combinar novas tecnologias aos estudos da nutrição clássica, esta abordagem integrada tem como objetivo compreender como a dieta interage com o genoma humano para influenciar a saúde e a doença (Mathers, 2004; Ordovas & Corella, 2004).

Diversas pesquisas estão sendo realizadas no mundo todo, envolvendo uma extensa rede de pesquisadores (Kaput et al, 2005). A União Européia desempenha um papel central na genômica nutricional e a European Nutrigenomics Organisation (Organização Européia de Nutrigenômica) engloba 22 organizações de 10 países europeus. Organizações tais como a Nutrigenomics, dos Estados Unidos, e a Nutrigenomics da Nova Zelândia, também participam de amplas colaborações de pesquisas multidisciplinares (Tabela 2).

Interações entre o genoma, o meio-ambiente e agentes patogênicos têm conseqüências imediatas e a longo prazo, na saúde e na doença (Dauncey, 2004; Dauncey & White, 2004). Com doenças poligênicas multifatoriais, tais como a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer, é provável que a genética, a nutrição e o estilo de vida possam ser usadas para identificar os riscos e as intervenções alvo. A compreensão molecular de como a nutrição afeta o corpo como um todo, por alterar a expressão e a função genética, deve permitir a avaliação de requerimentos nutricionais individuais, e promover a melhora da saúde e da qualidade de vida.

Por diversos anos, o conhecimento detalhado de genes específicos favorece pesquisas sobre diversos aspectos das interações nutrição-gene. O seqüenciamento do genoma humano e o desenvolvimento de tecnologias de alta qualidade agora também permitem a realização de pesquisas sobre o impacto global da nutrição em células, tecidos, órgãos e sistemas fisiológicos específicos.


Autores

Dra. S. Astley

PhD – Gerente de Comunicação, The European Nutrigenomics Organisation (NuGO), Institute of Food Research, Norwich Research Park, UK.

Prof. Dra. M. J. Dauncey

PhD, ScD, FIBiol – Fellow do Wolfson College, Universidade de Cambridge, Reino Unido – Cientista Sênior & Orientadora em Ciências Nutricionais e Biomédicas – Professora Visitante em Instituições Internacionais

Sobre Dra. Karina Carvalho - Nutricionista

Nutricionista Clínica, Nutricionista Esportiva, Nutricionista Estética, Nutricionista Funcional, Fitoterapia

Publicado em outubro 31, 2009, em Dicas e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: