Significado das cores dos Alimentos

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As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos.

A alimentação é essencial para prevenir doenças e manter o bom funcionamento do organismo. Nesse processo, cuidar da quantidade e variedade de cores no prato é o primeiro passo. A aparência visual do cardápio, além agradar à visão e aguçar o paladar, pode ser importante aliada para manter o equilíbrio nutricional.
Veja qual a importância das cores e em que alimentos apostar na composição do prato:

  • Amarela – Auxilia na manutenção dos tecidos e dos cabelos. Também são ótimas fontes de vitamina C, importante aliado do sistema imunológico. Alimentos de tonalidade alaranjada e amarela são oxidantes e atuam contra a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento, por exemplo. A cor vem da substância betacaroteno, que atua no metabolismo de gordura. Exemplo:Laranja, mamão, melão, milho, pêssego, pimentão amarelo.
  • Branca – A substância flavina dá a cor branca aos alimentos ricos em minerais, carboidratos, vitamina B6, cálcio e fósforo. Auxiliam na renovação celular, protegem o sistema imunológico e ajudam na formação dos dentes e na elasticidade dos músculos. Exemplo: Alho, arroz, banana, batata, couve-flor, cebola, feijão branco, mandioca, pêra.
  • Marrom – Regulam o intestino, melhoram a flora intestinal, controlam o colesterol e o diabetes. Têm efeito contra a fadiga. São importantes fontes de fibras, selênio e vitamina E. Exemplo: Amêndoa, amendoim, arroz integral, canela, castanha, feijão, pão integral, trigo.
  • Preta ou roxa – A tonalidade azulada, preta ou roxa vem da antocianina, pigmento associado à vitamina B1, responsável pela transformação dos nutrientes em energia. Exemplo: Alcachofra, ameixa, berinjela, feijão preto, figo, jabuticaba, repolho roxo, uva.
  • Verde – Resultante da clorofila, os alimentos desta cor têm a capacidade de desintoxicar as células; inibir radicais livres, efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração. Melhoram o sistema imunológico Exemplo: Abobrinha, agrião, alface, almeirão, chuchu, couve, escarola, espinafre, kiwi, pimentão, pepino.
  • Vermelhos – O licopeno é uma substância que age como antioxidante e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja. Mais recentemente foi é apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos contêm, ainda, antocianina que estimula a circulação sangüínea.

Sobre Dra. Karina Carvalho - Nutricionista

Nutricionista Clínica, Nutricionista Esportiva, Nutricionista Estética, Nutricionista Funcional, Fitoterapia

Publicado em outubro 29, 2009, em Alimentos Funcionais, Artigos, Dicas. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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