Imunonutrição: Você Sabe o que é?

Qual a relação entre Nutrição e Sistema Imune?

O funcionamento do sistema imune é fortemente influenciado pelo estado nutricional do organismo e pelos nutrientes ingeridos na alimentação.

A ingestão inadequada de energia, macronutrientes e micronutrientes resultam em efeito supressor (diminuição) de funções imunes, aumentando o risco de infecções.

*    Como comer?

Dois princípios regem a lei da boa alimentação:

–   Variedade → é preciso combinar diariamente alimentos construtores (carnes, feijão, nozes, amendoim, leite e derivados)  que ajudam na formação dos tecidos, músculos e ossos; alimentos reguladores (vegetais e frutas), ricos em vitaminas e sais minerais; e energéticos (massas, pães, cereais integrais, arroz), que fornecem energia para atividades do corpo, além de óleos vegetais, gordura e açúcar (que devem ser utilizados com moderação).

–   Harmonia → na quantidade e na combinação dos alimentos.

*    Nutrientes podem ter ação farmacológica?

Sim. Os nutrientes, além de exercerem funções nutricionais intrínsecas para o organismo humano, podem modular o funcionamento do sistema imune e auxiliar no tratamento de doentes hospitalizados. Essa ação farmacológica dos nutrientes forneceu base para um novo conceito de nutrição clínica: a Imunonutrição, que consiste na oferta de macro e micronutrientes selecionados, com o objetivo de tornar a resposta imunológica favorável para pessoas com alguma enfermidade.

Nutrientes que agem diretamente sobre o sistema imunológico.

Vitamina C → Aumenta a produção de células de defesa, que tem efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções. Fontes: Frutas cítricas, tomate, vegetais de folha, pimentão.

Vitamina E → É um antioxidante que tem demonstrado ter um efeito poderoso contra a deterioração das células e efeitos contra o envelhecimento. Fontes: Óleo de germe de trigo, carnes magras, laticínios, alface, óleo de amendoim.

Vitamina A → Tem ação antiinflamatória. Necessária para o crescimento normal e para o funcionamento normal dos olhos, do nariz, da boca, dos ouvidos e dos pulmões. Previne resfriados e várias infecções. Evita a “cegueira noturna”. Fontes: Vegetais amarelos (cenoura, abóbora, batata doce, milho), pêssego, nectarina, abricó, gema de ovo, manteiga, fígado.

ü      Vitamina B6 → Excelente para aumentar a imunidade geral do organismo. Tem ação protetora contra o câncer, ajuda a controlar alguns tipos de diabetes e tem sido muito usada para aliviar sintomas da tensão pré-menstrual. Fontes: cereais integrais, fígado, carnes magras, peixe.

Selênio (Se)→Antioxidante, imunoestimulante, desintoxicante  e antiinflamatório. Fontes: a aveia, o arroz integral, os pêssegos e a Castanha do Pará.

Zinco (Zn) → Atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. Fontes: aipo, aspargos, figo, pêssegos, batata, berinjelas, etc.

Sobre Dra. Karina Carvalho - Nutricionista

Nutricionista Clínica, Nutricionista Esportiva, Nutricionista Estética, Nutricionista Funcional, Fitoterapia

Publicado em outubro 28, 2009, em Artigos Nutrição Clínica, Nutrição Clínica, Outros. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Hello I am so delighted I found your weblog, I really found
    you by error, while I was searching on Digg for something else,
    Nonetheless I am here now and would just like to say thanks a lot for a fantastic post and
    a all round thrilling blog (I also love the theme/design), I don’t have time to browse it all at the minute but I have saved
    it and also included your RSS feeds, so when I have
    time I will be back to read much more, Please do keep up the awesome jo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: